Logotipo Site Ana Sousa
Search
Close this search box.

A Ansiedade faz engordar?!

A ansiedade faz engordar? Saiba a resposta e como contornar este efeito neste artigo escrito pela nossa psicologa.
A ansiedade faz engordar

Hoje começo o meu artigo com uma questão que muitas vezes me é colocada em consulta: É possível a ansiedade contribuir para a minha dificuldade em perder peso? Vai poder encontrar a resposta a esta questão ao longo deste artigo. Mas, primeiramente vou lhe explicar o que é a ansiedade e como esta se pode manifestar.  

O que é a Ansiedade?

As mudanças da vida podem provocar ansiedade

A ansiedade é uma emoção universal, isto é, todos nós sentimos ansiedade em diferentes momentos ao longo da nossa vida. Esta pode ainda ser caraterizada como uma reação normal ao perigo ou ao stress do dia-a-dia. Desde que os níveis de ansiedade sejam moderados não há problema, uma vez que, esta nos ajuda a preparar para uma determinada situação. O problema surge quando a ansiedade passa de “níveis ótimos” para níveis elevados, bloqueando o ser humano.
Saiba que a ansiedade não é uma desculpa!

Quais os sintomas?

A ansiedade manifesta-se quer a nível do pensamento quer do comportamento. Quando estamos ansiosos os nossos pensamentos são orientados, maioritariamente, para o futuro e acompanhados por sintomas físicos como, por exemplo, taquicardia, respiração acelerado, vómitos e diarreia, tremores, boca seca, entre outros.

A ansiedade influência a alimentação?

Já não é novidade que as perturbações de ansiedade têm vindo cada vez mais a manifestar-se na população portuguesa e que têm um impacto negativo na qualidade de vida das pessoas. Mas, talvez seja novidade que a ansiedade pode causar compulsão alimentar, isto é, o individuo pode comer grandes quantidades de alimentos na tentativa de diminuir a ansiedade que está a sentir. Nestes episódios, a pessoa ingere sobretudo alimentos ricos em açúcar, o que aumenta o consumo de calorias o que consequentemente dificulta o processo de emagrecimento. Desta forma, posso dizer que a ansiedade é a maior inimiga das pessoas que querem ter uma alimentação saudável e equilibrada.

Porque é que procura alimentos mais calóricos nestas ocasiões?

Desta forma, torna-se interessante perceber o porque do nosso cérebro gostar de consumir alimentos ricos em açúcar quando esta ansioso. A resposta é simples. Os doces ou alimentos ricos em açúcar aumentam a produção de serotonina, hormona responsável pela sensação de bem-estar, aliviando momentaneamente a ansiedade. Mas desengane-se, se pensa que esta é a melhore estratégia para acabar com a sua ansiedade. Pois é, se leu com atenção, reparou que esta estratégia apenas alivia momentaneamente a ansiedade. A longo prazo vai ser invadido por um sentimento de culpa, frustração e tristeza acompanhado por pensamentos do tipo “Não devia ter comido”, “Nunca vou conseguir”, entre outros.

Comer como recompensa é um erro!

Para além disso, você pode também utilizar os alimentos como uma recompensa, isto é, “Depois do dia de hoje mereço um chocolate”. Se este comportamento acontecer raramente não há perigo. O perigo surge quando se torna um hábito comer alimentos calóricos para recompensar o seu dia. Nestas situações a fome deixa de ser física e passa a ser emocional.

Além de tudo o que já falei a ansiedade também causa desmotivação na pessoa para procurar um estilo de vida saudável e isto acontece devido à elevada produção de cortisol, conhecido por hormona do stress, o qual provoca na pessoa uma sensação de corpo pesado.

O que pode fazer para reduzir a sua ansiedade?

Women yawn

Neste momento a questão deve ser: “O que posso fazer para diminuir a minha ansiedade?” Pode utilizar estratégias simples como, por exemplo:

  1. Fazer uma caminhada de 30 minutos
  2. Realizar atividades de relaxamento, como o ioga ou a meditação
  3. Ter uma boa higiene do sono.
  4. Procure ajuda para entender qual a causa da sua ansiedade, pois ao identificar o gatilho desta vai ser mais fácil poder dominá-la.

A Ansiedade Faz Engordar?

Em modo de resumo, e respondendo à questão inicial.

Sim, a ansiedade pode fazer engordar porque o nosso organismo quando está perante situações que geram ansiedade produz hormonas e enzimas que influenciam o apetite e consequentemente a manutenção de uma alimentação equilibrada.

Psicologa Eduarda Figueiras

Agende uma conversa gratuita com a nossa psicologa, a doutora Eduarda Figueiras e tire as suas duvidas.

Tambem vai gostar:

Siga-nos

Olá

O meu nome é Ana Sousa, sou nutricionista e acredito que a alimentação saudável traduz-se num estilo de vida que promove o nosso bem-estar físico e psícologico e que a melhor maneira de garantir saúde e bem-estar não é a partir de dietas, mas pela adoção de bons hábitos a partir da reeducação alimentar.

Não podes perder!

Preenche os dados para receberes este ebook gratuito!