Search
Close this search box.

Consulta de Psicologia

Encontre um espaço seguro para cuidar da sua saúde mental e emocional.
Apoio Profissional para Ansiedade, Stress, Depressão e Perturbações Alimentares

Psicologa Eduarda Figueiras

Já sentiu que as pressões do dia-a-dia estão a afetar a sua qualidade de vida?

A ansiedade, o stress, a depressão e as perturbações alimentares são problemas bastante comuns, mas podem ser difíceis de enfrentar sozinho. A boa notícia é que não precisa de enfrentar estes desafios sozinho(a). Estamos aqui para ajudar!

As emoções podem afetar a fome de diferentes maneiras.

Quando estamos stressados, ansiosos ou deprimidos, é comum recorrermos à comida como forma de lidar com essas emoções. Isto pode levar a um aumento no consumo de alimentos não saudáveis e ao ganho de peso. 

As consultas de psicologia vão ajudá-lo a lidar com as emoções que afetam a fome. Vamos identificar as emoções desencadeiam a fome e como lidar com elas de forma mais saudável. Vai também aprender a lidar com os gatilhos emocionais, sem recorrer à comida como uma forma de conforto.

Além disso, a consulta de psicologia também lhe vai permitir identificar e mudar padrões de comportamento alimentar negativos, que podem estar relacionados a emoções. 

 

No processo de perda de peso os gatilhos emocionais são sem dúvida os que provocam mais dificuldades. Podemos pensar que o ato de comer é facilmente controlado, pois só deveríamos comer quando temos fome. 

Mas na verdade nem sempre é assim. A comida está muitas vezes alinhada ao prazer de comer, e a visualização de comidas maravilhosas em restaurantes e redes sociais fazem com que seja fácil perder o controlo. Assim sendo, a comida pode se tornar num verdadeiro problema para uma parte da população.

receba ajuda especializada!

Oferecemos Consultas de Psicologia Online, onde pode ter acesso a apoio profissional no conforto da sua própria casa. 

A nossa psicologa, a drª Eduarda Figueiras é altamente qualificada e especializada em lidar com problemas de saúde mental, como ansiedade, stress, depressão e perturbações alimentares. 

Compreendemos que cada pessoa é única e por isso personalizamos os nossos serviços de consulta para atender às suas necessidades individuais.

Como funciona a consulta de Psicologia?

1. Agende uma Consulta: Tem duas formas de o fazer. Pode entrar em contacto connosco através da nossa página de contactos ou agendar diretamente a sua consulta na nossa agenda online.

2. Conexão Online: Utilizamos plataformas de videochamada seguras e confidenciais para realizar as consultas. Apenas precisa de um dispositivo com acesso à internet.

3. Sessão de Consulta: Durante a sessão, a psicóloga vai ouvi-la atentamente, oferecer apoio, partilhar técnicas e estratégias eficazes e fornecer recursos relevantes para ajudá-la a lidar com os seus problemas.

4. Apoio Contínuo: Estamos aqui para orientá-la na sua jornada rumo ao bem-estar emocional duradouro. Oferecemos acompanhamento regular para monitorizar o seu progresso e ajustar as abordagens conforme necessário.

"Valorize-se por ter a coragem de pedir ajuda. Esse é sempre o primeiro passo."

– Consultas de Psicologia

O que vai acontecer se continuar a adiar ...

Qualquer comportamento desadequado com a alimentação traz consequências para a saúde. Estes são alguns exemplos do que pode acontecer, se não procurar ajuda:

Problemas respiratórios

Devido ao excesso de peso e até mesmo obesidade, o sistema respiratório começa a sentir alguns problemas, devido à acumulação de gordura na zona abdominal, que impede o movimento do diafragma, deteriorando a função pulmonar.

Problemas cardiovasculares

Se um paciente sofre de obesidade devido à compulsão alimentar, a acumulação de gordura pode provocar problemas cardiovasculares devido à obstrução das veias. Algumas consequências comuns são colesterol alto, pressão arterial alta (hipertensão), AVC, etc

Desnutrição

Quem pensa que a desnutrição acontece apenas em pessoas magras, está bem enganado. A nutrição não tem a ver com a magreza ou excesso de peso, mas sim com um corpo nutrido. Uma pessoa que sofre de compulsão alimentar, na maioria dos casos, tem compulsão por alimentos ricos em gorduras e em açúcares, que são alimentos pobres em nutrientes, por isso é normal terem carência de alguns nutrientes essenciais ao organismo, como por exemplo, o ferro, cálcio e alguns ômegas.

Problemas no sistema digestivo

Comida a mais irá fazer com que o sistema digestivo fique sobrecarregado. O estômago irá produzir mais ácido para digerir a comida, e se estiver muito cheio, pode ainda ocorrer casos de refluxo. Nos pacientes que sofrem também de bulimia, devido aos episódios de provocação do vómito, pode existir inflamação do esófago e da garganta.

Conheça a Drª Eduarda Figueiras

Olá! Sou a Eduarda Figueiras, Psicóloga Clínica, com a cédula nº 27054, e estou aqui para a ajudar a sentir-se bem consigo mesma, melhorar a sua autoestima e autoconfiança.

Finalizei o Mestrado Integrado em Psicologia, na Escola de Psicologia da Universidade do Minho em 2017.

Atualmente, sou Psicóloga Júnior e trabalho com diferentes faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos) bem como em diferentes áreas, como perturbações de ansiedade, perturbações de humor (depressão), perturbações do comportamento alimentar, luto/perda, perturbações do sono, entre outras.

O modelo com que mais me identifico na prática clínica é o Modelo Cognitivo-Comportamental, uma vez que, postula que tanto a mudança de cognições como de comportamentos é importante para a melhoria das pessoas.

Marque já a sua consulta de psicologia, e comece hoje o caminho rumo a uma vida mais saudável e ao seu peso ideal. 

Design_sem_nome__31_-removebg-preview

Entre em contacto

Contacte-nos para saber mais informações. Somos especialistas em Psicologia Clínica e temos experiência em diversas situações de doença mental e estamos disponíveis para o ajudar. Comprometemo-nos a alcançar os melhores resultados possíveis, consigo. E não se esqueça, tomar a decisão e agir.

Agendar uma consulta de psicologia é o primeiro passo para a sua cura, para uma vida mais feliz

Coloque as suas Dúvidas