Dicas para Perder Peso de forma Sustentável e Eficaz

Abundam no mercado do emagrecimento fórmulas milagrosas e remédios infalíveis para perder peso, mas na realidade o processo da perda dos quilos em excesso não é assim tão simples nem tão fácil. Todas essas fórmulas e todos esses remédios prometem mais do que podem cumprir. Um programa de perda de peso que realmente resulta deve ser consistente e a pessoa que o executa deve ser paciente e ter força de vontade.

Perder a gordura que se tem a mais não é apenas uma questão estética, um ponto que é sempre importante salientar. Normalmente, o excesso de peso deve-se ao sedentarismo e a uma alimentação desequilibrada, e em alguns casos a problemas emocionais. Essa gordura, que em alguns casos chega ao ponto da obesidade, tem como consequência inúmeros problemas de saúde.

Perder peso nas consultas de nutrição na clinica

O peso ideal é a ingestão das calorias diárias necessárias adequadas ao seu metabolismo, pelo que não pode comer mais do que aquilo que o seu metabolismo pode queimar. Para saber se tem o peso ideal, em qualquer farmácia poderá encontrar uma balança que lhe dará essas informações após a pesagem, tendo em consideração igualmente a sua altura. Com essa informação, terá um apoio que lhe indicará se o processo de perda de peso está a resultar ou não.

Deixamos aqui algumas dicas que realmente resultam para uma perda de peso sustentável e eficaz. Lembre-se de que a persistência e a força de vontade é a força motriz que alimenta todo este processo. Sem dedicação, nada se alcança. Mantenha-se fiel ao seu plano e não queira emagrecer rapidamente, mas sim de uma forma consistente que produza resultados verificáveis mesmo que demore alguns meses.

Dicas para perder peso para sempre

Evite beber refrigerantes

Refrigerantes do tipo Coca-Cola ou Fanta são bebidas que deve de todo evitar, devido ao açúcar excessivo contido nesse tipo de líquidos. Obviamente, isso não significa que não possa beber um refrigerante uma vez por mês, mas beber todos os dias esse género de bebidas é um dos piores inimigos de um programa sustentável de perda de peso.

Não salte refeições

Infelizmente, muitas pessoas pensam que ao saltar refeições conseguem emagrecer mais rapidamente. No entanto, isso é um grande erro. Devemos sempre comer de 3 em 3 horas. O importante a ter em consideração é que devemos comer menos em cada refeição. Nas duas refeições principais, o almoço e o jantar, nunca encha o prato. Caso tenha o hábito de encher sempre o prato, simplesmente opte por pratos menores para contornar o problema. Comer o mesmo número de refeições diárias é altamente recomendável, o segredo está em comer menos em cada uma delas.

Evite saltar refeições se quer perder peso

Crie um sistema de recompensas

É muito mais fácil atingir um objetivo quando sabemos que temos uma recompensa no final. Por isso, recomendamos que visite a balança semanalmente e se a mesma apontar alguns quilos a menos, mesmo que seja só um ou dois, compre algo para si, um mimo qualquer. O objetivo é simplesmente ganhar um prémio por uma semana bem sucedida. Caso falhe no objetivo, tente na semana seguinte novamente.

Conheça as consultas de nutrição.

Ouça o seu corpo

Uma boa grande parte das pessoas tem peso a mais devido a problemas emocionais. Tente identificar quando é que você costuma comer mais, e em que momentos. Se prestar atenção ao seu corpo, descobrirá quais são os sentimentos e as emoções que são o gatilho da ida ao frigorífico ou aos armários fora dos horários das refeições. Ao saber exatamente o que provoca o consumo excessivo de alimentos, poderá dedicar-se a tentar eliminar a causa, sozinha ou com ajuda especializada.

Ouça o sue corpo

Beba água às refeições

Beba água às refeições. Isso ajudará a encher o estômago mais rapidamente, enganando assim o cérebro que assumirá que já está saciado. Por exemplo, após cada garfada beba um pouco de água. Dessa forma, não sentirá necessidade de comer mais.

Coma muitos legumes e verduras

Os legumes e as verduras têm poucas calorias, para além de terem o bónus de um alto valor nutritivo e vitamínico. Saladas com atum são uma opção excelente, mas sempre pode variar e experimentar inúmeras opções de saladas diferentes. Sopas também fazem muito bem à sua saúde e ajudam na perda de peso.

A dieta mediterranica é sustentável

Não coma quando estiver aborrecida

As pessoas com excesso de peso têm o péssimo hábito de comer alguma coisa quando estão entediadas, um facto que provoca os quilos a mais que possuem em primeiro lugar. Em vez de comer umas bolachas ou uns salgados quando não tiver nada para fazer, beba um copo de água que verá que a vontade logo passa. Caso tal não aconteça, leia algo ou dê um passeio. Resumindo: faça qualquer coisa que a distraia, que não seja o comer.

Evite fritos e fast-food

Evite ao máximo comer fritos. Sempre que puder, opte por assar, grelhar ou cozer os alimentos. O excesso de consumo de óleo de cozinha é um dos principais fatores do aumento de peso, pelo que os fritos são para evitar. De vez em quando pode comer, mas opte por fritar os alimentos em azeite. Quanto às comidas fast-food, não frequente os estabelecimentos que vendem esse tipo de alimentação industrializada.

Evite fritos e alimentos gordurosos

Durma bem e faça exercício físico

Um bom programa de perda de peso não se apoia apenas na alimentação. É indispensável ter um horário de sono regular e dormir bem – no mínimo, 7 ou 8 horas diárias. Também é importante fazer exercício físico regularmente. Se não gostar de ginásios, não se preocupe. Uma caminhada diária de pelo menos 30 minutos faz milagres e é uma excelente ajuda para perder peso.

Os programas de emagrecimento estão preparados para a ajudar a emagrecer de forma sustentável, ajustada ás suas necessidades e para sempre. Desafie-se!!

Dicas Receitas

Novidades

Receba no seu email conteudo exclusivo