5 Verdades Sobre Perda De Peso Que Te Vão Ajudar a Emagrecer

Emagrecer dicas

As redes sociais e os canais de comunicação tem tido um papel primário na divulgação de conteúdos acerca de várias temáticas. Contudo veio generalizar a possibilidade de passar informação e, nem sempre, é a mais acertada ou cientificamente comprovada, levando à desinformação.
No que respeita à saúde, já se deve ter deparado com conselhos relativos ao emagrecimento, com fontes duvidosas, por pessoas sem formação ou em que a única intensão é a venda de produtos.
Tudo isto torna esta temática ainda mais sensivel, mas ninguém necessita de lhe dizer que emagrecer e manter o peso é difícil. Entender como tudo funciona e porque este processo é difícil, ajudará a deixar que se culpabilize a cada fracasso e aumente as suas possibilidades de sucesso.
Coloque de lado os truques, a desinformação, os atalhos e enfrente os factos. 

1. O seu corpo está contra si

Não é apenas da sua imaginação, quando tenta perder peso, não está a competir apenas com os seus desejos, mas também está a competir com o seu próprio corpo. A interação entre a leptina e a grelina tem um papel importante nesta temática.  Numa pessoa obesa, a sensibilidade à leptina é mais reduzida e, por isso, a pessoa vai ter mais dificuldade em se sentir saciada, apesar dos elevados niveis de gordura. Como efeito contrário, a grelina (estimulador da fome) continua a ser produzida pelo corpo. Este desequilíbrio mantém-se mesmo após o emagrecimento dificultando a manutenção do peso. (Fonte)

Para além disso, um emagrecimento radical, onde são cortadas calorias drásticamente e com uma rápida redução de peso, a probabilidade de estar a perder massa muscular no processo é grande. A massa muscular é o motor do metabolismo, então isso contribui para um metabolismo mais baixo. O mais recomendado é a moderação entre a redução da ingestão de calorias e o aumento da atividade física a longo prazo. (Fonte)

2. Não há soluções rápidas

Querer emagrecer de forma exageradamente rápida não só é prejudicial à saúde como inconsequente a longo prazo. Não há pilulas mágicas ou curas milagrosas que podem fazer com que isso aconteça de forma duradoura. Quando se está num processo de emagrecimento, a paciência é um dos principais aliados. A tentação de adquirir aquele produto que faz milagres ou entrar em dietas altamente restritivas podem prejudicar o seu metabolismo. (Fonte)

Ou entrar num processo com o objetivo de emagrecer lembre-se que perder peso de forma lenta e constante é mais fácil de manter a longo prazo, permite a adaptação corporal a medida que vai emagrecendo, e assim, é mais fácil de manter ao longo do tempo.

3. A mesma dieta não serve para todos

O corpo e o metabolismo de cada pessoa é único e, o plano de emagrecimento que funciona para o amigo, o colega de trabalho, a mãe ou a irmã, pode não funcionar consigo. Ao procurar a melhor forma para emagrecer é importante avaliar a sua saúde, os alimentos que gosta e que não gosta, o seu historial clínico, os seus hábitos alimentares, o seu nível de atividade diário, idade, sexo e o seu objetivo.

Ao fazer uma dieta é importante incluir no plano alimentar alimentos que goste ou então vai-se sentir restringido e será pouco provavelmente levar o processo até ao fim. Para ter sucesso adapte o seu plano alimentar e a sua dieta a si.

4. Eles podem comer mais que elas

Parece injusto, mas os homens tendem a comer mais que as mulheres e mesmo assim perder peso. Isto deve-se ao facto dos homens queimarem mais gordura de forma natural que as mulheres. O homem tem mais massa muscular e elevados níveis de testosterona, promotora do crescimento muscular. Além disso o corpo masculino está geneticamente preparado para ter mais músculos e menos gordura que o corpo feminino. (Fonte)

5. Não é uma dieta, é uma mudança de estilo de vida

Se o seu objetivo é emagrecer de forma duradoura, tem de fazer mudanças comportamentais, não só apenas até atingir o seu peso ideal, mas também nos próximos meses e anos. Isto porque quando atingir o seu objetivo e parar, existe uma grande probabilidade de voltar a recuperar os quilos que perdeu.

Para ter sucesso na perda de peso, deve fazer mudanças nos seus hábitos diários, ao nível alimentar, com a introdução de alimentação saudável em quase todas as refeições e promover o exercício físico frequentemente.

Gostou deste artigo?

Subscreva a newsletter e receba e este e outros artigos diretamente no seu e-mail.


Partilhar este post :

2 thoughts on “5 Verdades Sobre Perda De Peso Que Te Vão Ajudar a Emagrecer”

  1. Joana Madureira

    Obrigada pela dedicação, Dra. Ana.
    Realmente, não é só mais uma nutricionista.
    É uma profissional atenta, dedicada e disponível, que gosta de acompanhar de perto e informar quem acompanha.
    Estou a gostar muito de fazer parte da sua equipa. De ler os artigos, aprender mais, conhecer produtos diferentes, tornar a alimentação algo divertida e apelativa (que é fundamental neste processo para nos mantermos motivados ).
    Obrigada! Continuação de um bom trabalho e muito sucesso! Beijinho

    1. Muito obrigada Joana, é muito reconfortante ouvir isso e ainda mais, saber que estou a ajudá-la a atingir o seu objetivo. Muito Muito obrigada Joana 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Dicas Receitas

Novidades

Receba no seu email conteudo exclusivo