Close this search box.

9 Razões para incluir a Romã na sua alimentação

A romãs podem ter um efeito benéfico para a saúde, reduzindo o risco de aparecerem várias doenças. Descubra os motivos.
Romãs acabadas de colher numa taça laranja

Romã partida em fundo branco

A romã é uma das frutas mais saudáveis do planeta.

Diversos estudos têm comprovado, ao longo do tempo, que as romãs podem ter um efeito benéfico para a saúde, reduzindo o risco de aparecerem várias doenças.

De seguida vai perceber porque deve incluir a romã na sua alimentação.

1. As romãs contem nutrientes importantes

A romã, ou Punica granatum, é um arbusto que produz uma fruta vermelha.  Esta fruta tem cerca de 5–12 cm de diâmetro uma cor vermelha.

As sementes e os arilos são as partes comestíveis da fruta. São comidas cruas ou transformadas em sumo, enquanto a casca é descartada.

As romãs são nutritivamente uma fruta rica e uma chávena de arilos (174 gramas) contem:

Romã partida em fundo branco

• Fibra: 7 gramas
  • Proteína: 3 gramas
  • Vitamina C: 30%
  • Vitamina K: 36%
  • Folato: 16%
  • Potássio: 12%
  • Hidratos de carbono (açucar): 24g
  • Valor Energético: 144 Kcal

2. As romãs tem na sua composição duas substâncias com excelentes propriedades medicinais

Punicalagina

As punicalaginas são antioxidantes extremamente fortes encontrados no sumo e na casca da romã. Estes antioxidantes tem uma atividade 3 vezes superiores aos antioxidantes encontrados no vinho tinto e no chá verde.

O extratos e pó de romã são geralmente fabricados, recorrendo à casca da romã, já que tem um elevado teor de punicalagina.

Ácido Punicico

O ácido púnicico pode ser encontrado no óleo de sementes da romã. É um tipo de ácido linoléico conjugado com excelentes efeitos biológicos.

3. A Romã tem características anti-inflamatórias

A inflamação crônica é uma das principais causas de muitas doenças graves como doenças cardíacas, cancerígenas, diabetes tipo 2, doença de Alzheimer e até obesidade.
As Romãs estão associadas a excelentes propriedades anti-inflamatórias. Estas propriedas são amplamente influenciadas pelas propriedades antioxidantes das punicalaginas.
Estudos em tubos de ensaio mostraram que eles podem reduzir a atividade inflamatória no trato digestivo, bem como no cancro de mama e nas células do cancro do cólon.
Se o interesse é reduzir a inflamação, a romã é um excelente aliado.

4. A Romã pode ajudar a combater o cancro de próstata

O cancro de próstata é um tipo comum de cancro comum nos homens. Estudos feitos em laboratório sugerem que o extrato de romã pode atrasar a reprodução das células cancerosas e até mesmo induzir a sua morte celular.

5. Romã também pode ser útil contra o cancro de mama

O cancro de mama é um dos tipos mais comuns de cancro em mulheres.
Há evidencias laboratoriais de que o extrato de romã pode inibir a reprodução das células do cancro de mama, chegando mesmo a matar algumas delas.

No entanto, a evidência está atualmente limitada a estudos de laboratório e considera-se que são necessárias mais pesquisas.

6. A Romã pode reduzir a pressão arterial

A hipertensão é uma das principais causas de ataques cardíacos e derrames.

Num estudo com pessoas com hipertensão tiveram uma redução significativa da pressão arterial após ingerir 150ml de sumo de romã diariamente durante duas semanas (fonte).

7. A Romã pode ajudar a combater a artrite e dores nas articulações

A artrite é um problema comum nos países ocidentais e existem muitos tipos diferentes. Dado o facto da composição da romã ter incluídas substâncias vegetais com efeitos anti-inflamatorios pode ajudar a tratar a artrite.

8. O sumo de romã pode reduzir o risco de doenças cardíacas

As doenças cardíacas são, atualmente, a causa mais comum de morte no mundo. É uma doença complicada, impulsionada por vários fatores. O ácido púnico, o principal ácido graxo da romã, pode ajudar a proteger contra várias etapas do processo de doença cardíaca.

Romã

9.Outros Benefícios da romã

Sem grandes evidências cientificas, acredita-se que a romã também que poderá ajudar na disfunção eréctil, combater infecções  bacterianas e fúngicas, ajudar a melhorar a memória e melhorar o desempenho desportivo.

Partilhe

Ajude a alcançar mais pessoas

Acerca de Mim

O meu nome é Ana Sousa, sou nutricionista e acredito que a alimentação saudável traduz-se num estilo de vida que promove o nosso bem-estar físico e psícologico e que a melhor maneira de garantir saúde e bem-estar não é a partir de dietas, mas pela adoção de bons hábitos a partir da reeducação alimentar.

Tambem vai gostar:

Siga-nos

Subscreva a Newsletter

Receba no seu email todas as novidades, publicações e promoções especiais.