Romã partida em fundo branco
A romã é uma das frutas mais saudáveis do planeta.
Diversos estudos têm comprovado, ao longo do tempo, que as romãs podem ter um efeito benéfico para a saúde, reduzindo o risco de aparecerem várias doenças.
De seguida vai perceber porque deve incluir a romã na sua alimentação.
1. As romãs contem nutrientes importantes
A romã, ou Punica granatum, é um arbusto que produz uma fruta vermelha. Esta fruta tem cerca de 5–12 cm de diâmetro uma cor vermelha.
As sementes e os arilos são as partes comestíveis da fruta. São comidas cruas ou transformadas em sumo, enquanto a casca é descartada.
As romãs são nutritivamente uma fruta rica e uma chávena de arilos (174 gramas) contem:
- Fibra: 7 gramas
- Proteína: 3 gramas
- Vitamina C: 30%
- Vitamina K: 36%
- Folato: 16%
- Potássio: 12%
- Hidratos de carbono (açucar): 24g
- Valor Energético: 144 Kcal
2. As romãs tem na sua composição duas substâncias com excelentes propriedades medicinais
Punicalagina
As punicalaginas são antioxidantes extremamente fortes encontrados no sumo e na casca da romã. Estes antioxidantes tem uma atividade 3 vezes superiores aos antioxidantes encontrados no vinho tinto e no chá verde.
O extratos e pó de romã são geralmente fabricados, recorrendo à casca da romã, já que tem um elevado teor de punicalagina.
Ácido Punicico
O ácido púnicico pode ser encontrado no óleo de sementes da romã. É um tipo de ácido linoléico conjugado com excelentes efeitos biológicos.
3. A Romã tem características anti-inflamatórias
A inflamação crônica é uma das principais causas de muitas doenças graves como doenças cardíacas, cancerígenas, diabetes tipo 2, doença de Alzheimer e até obesidade.
As Romãs estão associadas a excelentes propriedades anti-inflamatórias. Estas propriedas são amplamente influenciadas pelas propriedades antioxidantes das punicalaginas.
Estudos em tubos de ensaio mostraram que eles podem reduzir a atividade inflamatória no trato digestivo, bem como no cancro de mama e nas células do cancro do cólon.
Se o interesse é reduzir a inflamação, a romã é um excelente aliado.
4. A Romã pode ajudar a combater o cancro de próstata
O cancro de próstata é um tipo comum de cancro comum nos homens. Estudos feitos em laboratório sugerem que o extrato de romã pode atrasar a reprodução das células cancerosas e até mesmo induzir a sua morte celular.
5. Romã também pode ser útil contra o cancro de mama
No entanto, a evidência está atualmente limitada a estudos de laboratório e considera-se que são necessárias mais pesquisas.
6. A Romã pode reduzir a pressão arterial
A hipertensão é uma das principais causas de ataques cardíacos e derrames.
Num estudo com pessoas com hipertensão tiveram uma redução significativa da pressão arterial após ingerir 150ml de sumo de romã diariamente durante duas semanas (fonte).
7. A Romã pode ajudar a combater a artrite e dores nas articulações
A artrite é um problema comum nos países ocidentais e existem muitos tipos diferentes. Dado o facto da composição da romã ter incluídas substâncias vegetais com efeitos anti-inflamatorios pode ajudar a tratar a artrite.
8. O sumo de romã pode reduzir o risco de doenças cardíacas
As doenças cardíacas são, atualmente, a causa mais comum de morte no mundo. É uma doença complicada, impulsionada por vários fatores. O ácido púnico, o principal ácido graxo da romã, pode ajudar a proteger contra várias etapas do processo de doença cardíaca.
9.Outros Benefícios da romã
Sem grandes evidências cientificas, acredita-se que a romã também que poderá ajudar na disfunção eréctil, combater infecções bacterianas e fúngicas, ajudar a melhorar a memória e melhorar o desempenho desportivo.