Atum – Benefícios e Como Fazer

Benefícios do atum

O atum é um peixe de água salgada muito utilizado na gastronomia de vários continentes. Existem diversas espécies como o rabilho, barbatana azul ou amarela, entre outros. O mais comum em Portugal, mais propriamente na costa Algarvia é o atum Rabilho. São muito apreciados em forma de bife, sushi, hambúrgueres ou guisados. Contudo na gastronomia Portuguesa, é muito comum utilizá-lo em conserva.
Estes peixes são uma boa fonte de ácidos graxos, ômega-3, potássio, magnésio, ferro, vitamina A, B6 e B12. Isto faz do atum muito benéfico para a saúde.

7 Benefícios do Atum para a Saude

Já os mais antigos diziam que comer peixe faz bem à saúde. Aqui vai ficar a conhecer 7 motivos para intruzir o atum na sua alimentação com alguma regularidade.

1 - Coração Saudável

O atum é composto por ácidos graxos ômega 3, que ajudam a ter uma boa saúde cardíaca, já que os estes ácidos tem um impacto positivo no colesterol.

2. Reduz a pressão arterial

Este peixe rico em potássio, conhecido por ajudar a reduzir a pressão arterial. Quando o ómega 3 se combina com o potássio tem um efeito anti-inflamatório e beneficia a pressão arterial. Reduzindo assim o risco de derrames ou ataques cardíacos.

Pressão arterial

3. Melhora o sistema Imunológico

Sendo um peixo gordo, é rico em antioxidantes como o manganês, zinco, vitamina C e selênio, que fortalecem o sistema imunológico.
Estes antioxidantes ajudam a proteger de doenças como o cancro, através do combate aos radicais livres.

4. Perda de Peso

O excesso de peso é um problema muito comum nas mais diversas sociedades. O atum é um alimento que nos fornece um bom sabor e sacia. Ao mesmo tempo também ajuda a ter uma alimentação mais saudável, já que tem um baixo teor de gordura e é rico em proteínas e nutrientes.

5. O Atum Fortalece os Ossos

A vitamina B está muito presente no atum. A vitamina B é ajuda a fortalecer os ossos e a proteger de lesões como fraturas.

Fortalece os ossos

6. Melhora a Saude da Pele

O complexo de vitaminas B dos peixes ajuda a manter a saúde da pele. Ele contém uma proteína chamada elastina que dá um tom suave à nossa pele.

7. Fonte de Energia

O atum não só melhora sua taxa de metabolismo, mas também aumenta a funcionalidade dos órgãos, o que mantém o corpo energético, ativo e saudável. Além disso, também pode ajudar a melhorar o sistema imunológico.

Tuna Functional - Enriquecido Omega 3

Este peixe pode ser encontrado nas mais diversas formas, contudo a conserva é aquela que mais frequentemente se utiliza. A Ramirez desenvolveu Tuna Funcional, uma conserva em atum enriquecido com ácidos gordos omega 3, benéficos para a regulação da pressão sanguinea e, ajudam a regular a função cerebral e na manutenção de uma boa visão.
Tuna Functional

Como Fazer Atum

O atum em conserva pode ser utilizado nas mais variadas formas.

  • Simples
  • Em Patê
  • Como Recheio
  • Com Arroz
  • Com Massa
  • Com Batatas
  • Em Lasanha

É uma questão de dar asas à criatividade e ir variando. O tempo  que dispomos, nos dias de hoje para estarmos a cozinhar tambem influencia a forma como nos alimentamos. O atum em conserva permite rápidas confeções ao mesmo tempo fazer refeições saudáveis. Por outro lado tambem é sempre uma boa aposta, por exemplo para entradas em jantar de amigos, ou como refeição principal num dia em que há pouco tempo para cozinhar. Em baixo vai encontrar a receita de courgete recheada com atum.

Courgetes Recheadas com Atum

Courgete recheada com atum

Ingredientes

  • 1 Courgete Média
  • 1 Lata de Atum ao Natural
  • 1 Alho Picado
  • Lascas de Cenoura a gosto
  • 1 Cogumelo Portobello picado ou 100g de cogumelos em lata
  • Queijo Magro Ralado
  • Sal q.b
  • Pimenta q.b

Preparação

1 – Abrir as courgetes ao meio e limpar o interior com uma colher. 2 – Picar o alho e saltear no azeite. Posteriormente adicionar a cenoura, o atum e os cogumelos picados. 3 – Rechear as courgetes com o preparado de atum e levar ao forno a 200ºC , cerca de 10 a 12 minutos. Disfrute da sua refeição Pode ter acesso a mais receitas saudáveis no Blog.
5/5 (1 Review)

Gostou deste artigo?

Subscreva a newsletter e receba e este e outros artigos diretamente no seu e-mail.


1 thought on “Atum – Benefícios e Como Fazer”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

Receba receitas e dicas de alimentação saudáve no seu email