Search
Close this search box.

Os frutos secos engordam?

Cada vez mais os frutos secos oleaginosos são consumidos no dia a dia, em pequenos-almoços, snacks, saladas, doces, etc. Mas engordam?
Colher de pau com frutos secos oleaginosos em fundo preto

Os Frutos secos são alimentos ricos em nutrientes, como gorduras boas, proteínas, fibras e vitaminas. Eles têm sido associados a uma série de benefícios à saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas, câncro e diabetes. No entanto, os frutos secos também são ricos em calorias, o que pode levar ao ganho de peso se consumidos em excesso.

O que são os Frutos Secos?

Frutos secos são frutos que secam naturalmente. Eles podem ser consumidos crus, torrados ou salgados. Alguns exemplos de frutos secos incluem nozes, amêndoas, avelãs, amendoins, castanhas do Pará, pinhões, cajus e pistachos.

Apesar do amendoim, em termos taxonómicos, ser considerado uma leguminosa (por ser um grão de vagem), a sua constituição nutricional é semelhante ao dos frutos secos, sendo, por isso, normalmente incluído neste grupo. 

Estes frutos, que são também designados de oleaginosos, são bastante ricos em gorduras polinsaturadas ómega 3, vitamina E, fibra, magnésio e outros antioxidantes.

 

Beneficios dos Frutos Secos

Os frutos secos são uma boa fonte de nutrientes, incluindo:

  • Gordura boa: os frutos secos são ricos em ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados, que são conhecidos por serem benéficos para a saúde cardíaca.
  • Proteína: os frutos secos são uma boa fonte de proteína vegetal.
  • Fibra: os frutos secos são uma boa fonte de fibra, que pode ajudar a promover a saciedade e a regular o intestino.
  • Vitaminas e minerais: os frutos secos são uma boa fonte de vitaminas e minerais, como vitamina E, vitamina B6, magnésio e zinco.

Neste momento, as evidências científicas sugerem que um consumo regular de frutos secos tem um efeito positivo na diminuição do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Fonte

São constituidos por?

Estes são constituídos por cerca de 10-25% proteína, 5-10% de hidratos de carbono, e 50-60% de lípidos, ou seja, gordura. Contudo a gordura destes frutos secos é uma gordura saudável, que está associada à diminuição do colesterol LDL e ao aumento do HDL, prevenindo doenças cardiovasculares.

Também são, uma excelente fonte de fibra e ricos em vitaminas, ácido fólico e minerais, como o cálcio, fósforo, potássio e magnésio.

As calorias dos Frutos Secos

Os frutos secos são ricos em calorias, com cerca de 500 a 700 calorias por 100 gramas. Isso significa que é importante consumir frutos secos com moderação. A recomendação geral é de 20 a 30 gramas de frutos secos por dia.

Nozes

699 kcal/ 100g

Noz
Amêndoa

Amêndoas

643 Kcal / 100g

Avelâ

689 Kcal/ 100g

Avelã e colher de metal
Pistácio numa taça branca

Pistâcio

616 Kcal/ 100g

Pinhões

622 Kcal/ 100g

Pinhões numa mesa de madeira
Amendoins numa taça de madeira e uma mesa de mármore

Amendoim

605 Kcal/ 100g

Cajú

613 Kcal/ 100g

Caju descascado e partido
Noz pecan numa lousa

Noz Pecan

729 Kcal/ 100g

Macadâmia

752 Kcal/ 100g

Noz de macadâmia numa taça branca
Castanha do brasil

Castanha do Brasil

680 Kcal/ 100g

Lembre-se

Frutos secos são alimentos nutritivos que podem trazer muitos benefícios à saúde. No entanto, é importante consumi-los com moderação, pois são ricos em calorias.

Conhece tambem a receita de granola saudável

5 1 vote
Article Rating
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucia Cunha
Lucia Cunha
3 anos atrás

Bom dia as sementes de giraçol também são uma boa opção ?eu costumo comer todos os dias

trackback
2 meses atrás

[…] Saiba tambem se: Os Frutos Secos Engordam? […]

Partilhe

Ajude a alcançar mais pessoas

Acerca de Mim

O meu nome é Ana Sousa, sou nutricionista e acredito que a alimentação saudável traduz-se num estilo de vida que promove o nosso bem-estar físico e psícologico e que a melhor maneira de garantir saúde e bem-estar não é a partir de dietas, mas pela adoção de bons hábitos a partir da reeducação alimentar.

Tambem vai gostar:

Siga-nos

Subscreva a Newsletter

Receba no seu email todas as novidades, publicações e promoções especiais.