O que é a tapioca?
A tapioca é o amido ou fécula de mandioca hidratada. É isenta de glúten, açúcares, gorduras e possui um baixo teor de sódio. É rica em hidratos de carbono de absorção rápida.
Apesar do seu índice glicémico ser elevado e de ter um baixo teor de fibra e proteína, é uma alternativa melhor ao pão branco.
Benefícios da Tapioca
Integrar a tapioca de forma consciente na dieta alimentar tem diversas vantagens para a saúde.
Livre de alergénios
A tapioca é livre de glúten, nozes e grãos, o que é ótimo para pessoas com doença celíaca, sensibilidade ao glúten e alergia a nozes.
Muitos produtos sem glúten usam farinha de tapioca no processo de produtivo. Também é uma excelente opção para utilizar produtos não alergénios nas suas receitas.
Este é alimento á uma excelente alternativa à farinha branca, para engrossar a sopa, molhos e recheios.
A tapioca é de fácil digestão
A tapioca quando comparada com a farinhas feitas de grãos ou nozes, é de digestão mais fácil. Este alimento também pode ser recomendável para pessoas com a síndrome do intestino irritável (SII) e diverticulite.
Sem Açucares e Gorduras
Para quem tem como objetivo ganhar peso, tem neste alimento uma boa alternativa. Uma chávena de perolas de tapioca tem aproximadamente 544 calorias e 135 gramas (g) de hidratos.
Como não contem gorduras saturadas, permite o aumento de peso sem incrementar os níveis de gordura ou de colesterol.
O Cálcio está Presente na Tapioca
O cálcio é importante para uma boa estrutura óssea e dentição. Para além disso também é relevante para outras funções como: a comunicação entre os nervos e coagulação sanguínea.
Como este nutriente é perdido diariamente através da pele, suor, urina e fezes, é importante balancear o seu consumo diário.
Uma chávena de pérolas de tapioca contem aproximadamente 30,4 mg de cálcio.
Baixo em Sódio
O hábito alimentar da população em geral apresenta níveis de sal elevados, responsáveis por pressão alta, doenças cardíacas e derrames.
Uma chávena de tapioca contém apenas 1,52mg de sódio.
Uma boa fonte de Ferro
O ferro é um nutriente muito importante na hemoglobina, que é uma proteína que transporta o oxigénio a todas as células. Uma das doenças mais comuns provocadas pela falta de ferro no sangue é a anemia. Esta doença pode causar efeitos colaterais graves como falta de ar, fadiga e dor no peito.
Uma chávena de tapioca contém 2,4 mg e o valor de consumo diário recomendado é de 7 a 18mg, dependendo da idade e do sexo. Durante a gravidez estes valores sobem para 27 mg.
Para otimizar a absorção do ferro da tapioca, deve ser consumida com fontes de vitamina C.