6 Motivos Comer Tapioca

Beneficios da Tapioca

O que é a tapioca?

A tapioca é o amido ou fécula de mandioca hidratada. É isenta de glúten, açúcares, gorduras e possui um baixo teor de sódio. É rica em hidratos de carbono de absorção rápida.

Apesar do seu índice glicémico ser elevado e de ter um baixo teor de fibra e proteína, é uma alternativa melhor ao pão branco.

Mandioca com folhas em mesa de madeira

Benefícios da Tapioca

Integrar a tapioca de forma consciente na dieta alimentar tem diversas vantagens para a saúde.

Livre de alergénios

A tapioca é livre de glúten, nozes e grãos, o que é ótimo para pessoas com doença celíaca, sensibilidade ao glúten e alergia a nozes.

Muitos produtos sem glúten usam farinha de tapioca no processo de produtivo. Também é uma excelente opção para utilizar produtos não alergénios nas suas receitas.

Este é alimento á uma excelente alternativa à farinha branca, para engrossar a sopa, molhos e recheios.

A tapioca é de fácil digestão

A tapioca quando comparada com a farinhas feitas de grãos ou nozes, é de digestão mais fácil. Este alimento também pode ser recomendável para pessoas com a síndrome do intestino irritável (SII) e diverticulite.

Sem Açucares e Gorduras

Para quem tem como objetivo ganhar peso, tem neste alimento uma boa alternativa. Uma chávena de perolas de tapioca tem aproximadamente 544 calorias e 135 gramas (g) de hidratos.
Como não contem gorduras saturadas, permite o aumento de peso sem incrementar os níveis de gordura ou de colesterol.

O Cálcio está Presente na Tapioca

O cálcio é importante para uma boa estrutura óssea e dentição. Para além disso também é relevante para outras funções como: a comunicação entre os nervos e coagulação sanguínea.
Como este nutriente é perdido diariamente através da pele, suor, urina e fezes, é importante balancear o seu consumo diário.
Uma chávena de pérolas de tapioca contem aproximadamente 30,4 mg de cálcio.

Baixo em Sódio

O hábito alimentar da população em geral apresenta níveis de sal elevados, responsáveis por pressão alta, doenças cardíacas e derrames.
Uma chávena de tapioca contém apenas 1,52mg de sódio.

Uma boa fonte de Ferro

O ferro é um nutriente muito importante na hemoglobina, que é uma proteína que transporta o oxigénio a todas as células. Uma das doenças mais comuns provocadas pela falta de ferro no sangue é a anemia. Esta doença pode causar efeitos colaterais graves como falta de ar, fadiga e dor no peito.

Uma chávena de tapioca contém 2,4 mg e o valor de consumo diário recomendado é de 7 a 18mg, dependendo da idade e do sexo. Durante a gravidez estes valores sobem para 27 mg.

Para otimizar a absorção do ferro da tapioca, deve ser consumida com fontes de vitamina C.

Gostou deste artigo?

Subscreva a newsletter e receba e este e outros artigos diretamente no seu e-mail.


Partilhar este post :

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Dicas Receitas

Novidades

Receba no seu email conteudo exclusivo