Logotipo Site Ana Sousa
Search
Close this search box.

5 Dicas para Definir e Alcançar as Metas para o Ano Novo

Cansada de chegar ao ano novo, definir as metas e nunca alcançá-las? Neste artigo vou-lhe deixar 5 dicas para definir/ alcançar as suas metas.
Metas de Ano Novo, 5 dicas para definir objetivos para o novo ano e alcançá-los

Todos os anos, tentamos alcançar novas metas que, acreditamos nós, vão permitir melhorar as nossas vidas.
Isso pode significar abrir um negócio, melhorar o nosso salário alcançar um corpo que nos faça feliz, ter um estilo de vida mais saudável.
Qualquer que seja a combinação de objetivos que se tenha, eles ajudam-nos a ver como queremos viver o nosso ano.

É muito comum ficar-se obcecado em atingir determinado objetivo, ao ponto de se lamentar por ainda não o ter atingido.
As metas podem-nos inspirar, mas podem nos desgastar com a mesma facilidade.

Por norma, isto acontece, e não é pelo facto de as metas estarem erradas. É porque a abordagem para alcançar os objetivos está completamente desalinhada.

“Muitas vezes sucesso não é só atingir o objetivo final, mas sim ter prazer a percorrer todo o caminho e aprender com todo o trajeto.”

De seguida vai encontrar 5 dicas para estabelecer metas que lhe vão dar prazer perseguir.

Como definir metas alcançaveis?

Objetivo SMART

Estabeleça Objetivos S.M.A.R.T

Quando se trata de definição de metas, S.M.A.R.T., é um acrônimo familiar para específico, mensurável, tangível, realista e temporizável. Muitas vezes, as pessoas definem metas que são vagas e irrealistas. Isso não só leva à frustração, mas também diminui a probabilidade de realmente atingir a meta. 

O método S.M.A.R.T pode ser aplicado a uma variedade de objetivos, sejam profissionais ou pessoais, fornecendo as ferramentas de que necessita para definir metas.

Pode saber mais acerca deste método aqui.

objetivos de ano novo - anote as suas metas

Anote as Suas Metas

Com uma vida profissional muito ativa e exigente, e uma vida pessoal cada vez mais completa, a vida é um verdadeiro malabarismo. Ainda assim, conseguimos cair na rotina de fazer cada tarefa diária sem a necessidade de a anotar. Quando se trata de metas, no entanto, não é muito provável que simplesmente caiamos na rotina. Alcançar metas envolve desviar-se da monotonia diária, sair da sua zona de conforto e desafiar-se. 

Escrever os seus objetivos permite que você liberte parte da desorganização mental para que possa visualizar as coisas que deseja alcançar. Além disso, acompanhar seu progresso lhe dará uma sensação de realização, motivando-o a continuar. 

Então, pegue naquele diário ou caderno que tem a ganhar poeira anote esses objetivos!

Evite as comparações

Quando você está a trabalhar para melhorar sua vida, para ter mais saúde, para ser mais feliz, é comum comparar-se a outras pessoas. Muitas vezes, a perceção é de que os outros são superiores a você, ou mais privilegiados de alguma forma. O fenômeno das redes sociais também veio tornar este ponto ainda mais relevante porque é onde toda a gente partilha o dia a dia.
Quando se compara a outras pessoas, você está a desperdiçar o tempo que poderia estar a utilizar para alcançar das suas metas. Cada pessoa é um ser único e cada um tem o seu tempo.
Viva ao seu tempo não ao dos outros.

lide com o fracasso

Lide com o Fracasso

As pessoas de sucesso não tem problemas em fracassar, veem nele um momento de aprendizagem e utilizam-no como uma alavanca para crescer. Definir metas envolve aprender o que você precisa fazer para crescer (crescimento pessoal). Viver com o fracasso, vendo-o como um meio para atingir os seus objetivos, apenas se tornará mais forte e resiliente.  À medida que continua o caminho para atingir seus objetivos.

Faça com que seja divertido

O grande sucesso é feito de pequenas vitórias. Se a sua meta é emagrecer 20 kg, você não vai emagrecer tudo de uma vez. Ainda assim, é possível comemorar pequenas vitorias como por exemplo, as calças que estão mais folgadas, quando a balança mostra menos peso, cada número que reduz na roupa, a melhoria de valores quando recebe as análises sanguíneas, etc etc.

Ter metas é importante; no entanto, não paramos de viver enquanto as perseguimos. A vida acontece enquanto você está no percurso para atingir a sua meta. Não permita que seu foco no resultado o impeça de aproveitar o caminho (Viver e ser Feliz).

Pode ver mais artigos motivacionais aqui.

Tambem vai gostar:

Siga-nos

Olá

O meu nome é Ana Sousa, sou nutricionista e acredito que a alimentação saudável traduz-se num estilo de vida que promove o nosso bem-estar físico e psícologico e que a melhor maneira de garantir saúde e bem-estar não é a partir de dietas, mas pela adoção de bons hábitos a partir da reeducação alimentar.

Não podes perder!

Preenche os dados para receberes este ebook gratuito!