Emagrecer vs Motivação

Emagrecer é diretamente influênciado pela motivação. Deixo-lhe algumas dicas para ter um processo de emagrecimento mais motivante.
Motivação para emagrecer, fraze motivacional
O peso excessivo é um dos problemas relacionados com a saúde que a sociedade enfrenta atualmente. É cada vez mais importante adotarmos hábitos saudáveis, nomeadamente no que respeita à forma como nos alimentamos.
Mas vamos começar pelo básico:
Afinal o que é emagrecer e o que é motivação?

O que é emagrecer?

Perder peso, no contexto de saúde ou aptidão fisica, refere-se a uma redução da massa corporal total. Esta mudança no peso deve-se a uma perda de fluidos, gordura corporal (tecido adiposo) ou massa magra.
Quando a perda de peso não é intencional, pode dever-se a desnutrição ou a uma doença associada.
É intencional quando estamos perante um estado consciente de sobrepeso e é feito um esfoço para o reduzir.
A perda de peso intencional é comumente referida como emagrecimento e consiste na redução do indice de massa gorda corporal. 

O que é motivação?

A motivação deriva da palavra motivo ou uma necessidade que se requer satisfação. A motivação é uma razão para executar ações, boa vontade e objetivos.
As necessidade inerente a essa motivação, os desejos e as vontades podem ser adquiridos através da sociedade. Nomeadamente por influências culturais, do estilo de vida ou são inatos.
Pode ser extrínseca quando movida por fatores externos ou intrínseca quando promovida por uma vontade própria.
A motivação resulta da interação de fatores conscientes e inconscientes e dominar isto permite que se atinjam melhores níveis de realização.

Como é que a motivação influência o emagrecimento?

A motivação está diretamente ligada um emagrecimento bem sucedido. Quanto mais intrinseco ou profundo for motivo para o emagrecimento (motivação) maior será o foco para atingir o objeivo.
Definir o “porquê” de querer dar este passo (emagrecer), é uma das chaves para tudo não desmoronar ao minimo impasse.
Encontrar o motivo e definir o quanto quer “MESMO” dar este passo vai ajudar alicersar o caminho.
Uma boa prática é questionar-se porquê: por exemplo, se está a procura de ser mais saudável, questione-se porquê.
Se a resposta for “quero melhorar a minha autoestima”, questione-se porquê novamente.
O objetivo é encontrar o motivo mais basico, fundamental para a mudança. (Fonte)
 

7 Truques paras Aumentar a Motivação para Emagrecer

Truques para melhorar a motivação para emagrecer
De seguida vou partilhar consigo 7 truques para melhorar a sua motivação para emagrecer.
 
  • Escolhe uma frase motivacional para cada manha

O reforço positivo é muitas vezes menosprezado, mas é uma excelente forma de manter a motivação. Dizer coisas como “Da próxima vez vai ser melhor” ou “Amanha vai ser melhor que hoje” vai mante-lo no caminho certo para atingir a meta pretendida.

  • Divide um grande objetivo em pequenos objetivos

Pense quando alcança o cimo de uma escada depois de subir vários degraus. Dar um salto para o topo da escada parece muito difícil, mas subindo degrau a degrau parece algo bem mais acessível.
Dizer que se vai emagrecer 12kg em 3 Meses parece bem mais difícil do que emagrecer 1 kg por semana ao longo de 3 meses.
O resultado é o mesmo mais a segunda opção parece bem mais acessível do que a primeira.
Uma simples mudança na linguagem e na verbalização do objetivo pode ajudar a alcançá-lo.
  • Escreve os objetivos num local visivel

Todos estabelecemos metas, algumas mais ambiciosas que outras.
Um dos truques para nos mantermos motivados a atingir as metas para emagrecer é, anotá-las num local bem visivel. De tal forma que será visto por si com frequência.
Um bom local pode ser por exemplo na mesa de cabeceira ou no balcão da cozinha.
  • Utiliza um diário alimentar

Manter o controlo do que comemos é uma boa prática e o diário alimentar nisso. Com o diário alimentar podemos não só registar a nossa alimentação diária, como planear a nossa alimentação para os dias seguintes. Assim pode-se influenciar a alimentação de forma objetiva para que emagrecer.

  • Mede a tua evolução

Medir a evolução tanto ao nível de peso, percentagens corporais ou medições corporais é uma boa prática. Ajuda a medir a sua evolução e indica-lhe como é que está a correr o seu processo de emagrecer. Permite-lhe saber se está tudo a correr bem e dar um boost na sua motivação ou ajuda-o a perceber o que está menos bem e necessita de corrigir. No caso e estar a ser acompanhado por um nutricionista, isto é algo que é monitorizado em cada consulta.

  • Come mais devagar

O índice de massa corporal por norma é superior nas pessoas que comem mais rápido do que aquelas que comem mais devagar.
Comer mais devagar permite à sensação de saciedade chegar ao cérebro, indicando que o estômago está cheio e que é o momento de parar de comer.

  • Elimina a ideia de que existem alimentos proibidos

Pode pensar em cortar aquela batata frita ou aquela fatia de pizza devido ao elevado valor calórico mas, na verdade vai continuar a ter acesso. Isto é não é o mais acertado porque a privação constante destes alimentos vai fazer com que, quando expostos a eles, a dificuldade em se controlar vai ser pior. Numa dieta alimentar à espaço para todos os alimentos com a devida moderação e proporção.

Olá

O meu nome é Ana Sousa, sou nutricionista e acredito que a alimentação saudável traduz-se num estilo de vida que promove o nosso bem-estar físico e psícologico e que a melhor maneira de garantir saúde e bem-estar não é a partir de dietas, mas pela adoção de bons hábitos a partir da reeducação alimentar.

Tambem vai gostar: