Quinoa ao Pequeno Almoço – Receita em 5 Minutos

Pequeno almoço de quinoa rápido

Esta receita de quinoa para um pequeno almoço saudável é uma ótima maneira de utilizar sobras de quinoa. Simplesmente basta aquecer a quinoa cozida com o seu leite vegetal favorito, cubra com frutas e nozes ou sementes e você terá uma deliciosa tigela de quinoa quente em minutos. Esta receita é sem glúten, vegan, sem óleo e sem adição de açúcar.

O Blog “runningfonrealfood” sugere 2 maneiras diferentes de fazer quinoa para o pequeno almoço. A versão que demora 5 minutos, se já tiver a quinoa cozida de véspera, cozinhar a quinoa em quantidades acima das necessárias no momento, de forma simples, permite reservar e utilizar mais tarde.
Este pequeno almoço saudável é mesmo isso, aproveitar quinoa já cozinhada.

OPÇÃO 1: Receita de 5 minutos para pequeno almoço de quinoa

Para se fazer esta receita em poucos minutos, basta adicionar a quantidade desejada de quinoa cozida a uma panela pequena e aquecer com leite vegetal. Se desejar, pode adicionar um fio de mel ou stévia para adoçar.

Super Fácil

Pronto em 5 minutos
Dá para fazer doses individuais na hora
Pode-se personalizar
Pode-se utilizar com outros grãos cozidos.

cozedura da quinoa

OPÇÃO 2: Cozinhar a quinoa ao pequeno almoço

A segunda opção para fazer quinoa ao pequeno almoço é cozinhar uma quantidade maior de quinoa com a finalidade de fazer o pequeno almoço. Utilize este método para fazer 4 doses individuais.

Ingredientes

  • 1 chavena de quinoa
  •  Leite vegetal (utilizei leite de amendoa)
  • Canela a gosto (opcional)
  • Raspas de Baunilha (opcional)
  • Stévia (opcional)
  • Frutas para o topping
  • 1 noz de manteiga de amendoim (opcional)

Preparação

  1. Coloque uma chávena de água e uma chávena de leite vegetal a ferver numa panela. (pode utilizar apenas água ou apenas o leite ou ambos)
  2. Adicione uma chávena de quinoa crua lavada, juntamente com a stévia (ou outro adoçante). Cozinhe até que a quinoa tenha absorvido todo o liquido.
  3. Coloque as coberturas que mais gostar.

Para criar sabores mais únicos e ricos ao cozinhar a quinoa para o pequeno almoço, também pode adicionar baunilha, canela ou cacau cru em pó, à cozedura.

receita de quinoa para o pequeno almoço

Alternativas na Receita de Quinoa

Contudo o método 5 minutos é sempre mais rápido já que poupa o tempo de cozedura da quinoa. Tendo depois, só de adicionar o leite e os toppings sólidos ou líquidos.

A quinoa também pode ser um prato que se coma frio e, nesse caso, é só misturar o leite ou água à quinoa de véspera e deixar no frigorifico para o dia seguinte.
De manhã só tem de pegar no preparado, adicionar os toppings e pronto. Esta opção é ideal para meses de Verão em que apetece mais um pequeno almoço frio.

Avalie esta receita nos comentários em baixo e aceda ao blog com mais receitas rápidas, fáceis e saudáveis.

5/5 (1 Review)

Gostou deste artigo?

Subscreva a newsletter e receba e este e outros artigos diretamente no seu e-mail.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Dicas Receitas

Novidades

Receba no seu email conteudo exclusivo