Os hidratos de carbono são essenciais para a tua saúde. No entanto, muitas vezes são vistos como os grandes vilões da alimentação. Mas será que deves evitá-los completamente ou, pelo contrário, apenas aprender a escolher os melhores? Assim sendo, neste artigo, vou esclarecer o seu papel na tua dieta e, consequentemente, mostrar-te como consumi-los de forma equilibrada!
O que são hidratos de carbono?

Antes de mais, são macronutrientes fundamentais que fornecem energia ao teu organismo. Ou seja, encontramo-los em alimentos como frutas, legumes, cereais integrais e também em produtos refinados, como pão branco e doces.
Dessa forma, são a principal fonte de combustível para o teu cérebro e músculos, sendo, portanto, essenciais para um estilo de vida ativo e equilibrado.
Sabias que uma ótima forma de garantir a ingestão de hidratos de carbono saudáveis é através do consumo de mais legumes na tua alimentação?
Para isso podes ver as minhas 4 Dicas para Incluir Mais Legumes na Tua Alimentação e descobrir como tornar as tuas refeições mais equilibradas e nutritivas.
Se gostas de cereais e queres uma alternativa saudável aos industrializados, experimenta preparar a tua própria granola. Isso não demora muito tempo, sendo que só precisas de saber Como Fazer Granola em Poucos Passos para desfrutar de um pequeno-almoço ou snack cheio de hidratos de carbono de qualidade!
Como escolher os melhores hidratos de carbono?
- Opta por hidratos de carbono complexos: Assim sendo, escolhe cereais integrais, como arroz integral, aveia e quinoa, que são ricos em fibras e, consequentemente, ajudam a manter a saciedade.
- Dá prioridade a frutas e vegetais: Afinal, além de serem fontes naturais, fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para a tua saúde.
- Evita hidratos de carbono refinados: Ou seja, reduz o consumo de açúcares adicionados, pão branco, massas não integrais e outros produtos ultraprocessados, pois podem causar picos de glicemia.
- Inclui leguminosas na alimentação: Aliás, feijão, lentilhas e grão-de-bico são excelentes opções e ainda fornecem proteínas vegetais.
- Combina hidratos de carbono com proteínas e gorduras saudáveis: Antes de mais nada, para evitar variações bruscas nos níveis de açúcar no sangue, equilibra a ingestão de hidratos de carbono com fontes de proteína (peixe, ovos, frango) e gorduras saudáveis (azeite, frutos secos, abacate).
Será que deves eliminar da tua dieta?
A resposta é não! Apesar de serem vistos como vilões, são essenciais para o bom funcionamento do teu organismo. No entanto, dietas extremamente restritivas podem causar fadiga, falta de concentração e problemas digestivos devido à ausência de fibra. Portanto, o segredo está no equilíbrio e na escolha das melhores fontes.
Em suma, os hidratos de carbono não são os vilões da alimentação – o problema está, muitas vezes, nas escolhas alimentares e na quantidade consumida.
Sendo assim, com uma abordagem consciente e equilibrada, podem ser grandes aliados da tua saúde e bem-estar!
Ainda estás perdida e precisas de um plano alimentar personalizado para incluir hidratos de carbono de forma saudável na tua dieta? Então marca uma consulta de nutrição comigo e descobre como adaptar a tua alimentação às tuas necessidades.
Para além disso, podes seguir-me no Instagram para mais dicas e inspirações saudáveis!