Como substituir a Proteina Animal pela Proteina Vegetal

A proteina vegetal não é só uma moda. Quando conversamos sobre proteinas pensamos automáticamente nas proteinas animais, mas há alternativas
Proteina Vegetal vs Proteina Animal

A consciencialização por uma alimentação mais sustentável levou a que, cada vez mais pessoas optassem por reduzir o consumo de proteína de origem animal (carnes, leites, ovos). Esta alteração de hábitos alimentares, para alem das questões edeológicas, também podem acontecer por motivos de saúde.

Para garantir que a remoção da proteína de origem animal da alimentação seja saudável e não resulte em carências, é importante garantir a ingestão de outros tipos de proteína, nomeadamente proteína vegetal.

Alimentos proteina vegetal

A proteina é importante

As proteínas são essenciais para o funcionamento do corpo, pois estão relacionadas com o processo de crescimento, reparo e manutenção dos músculos, tecidos e órgãos, além da produção de hormônios.”

O consumo da Proteina

O indivíduo pode optar pela proteína contida nos alimentos que fazem parte de qualquer refeição, ou então pode escolher a proteína isolada. A percentagem de desportistas que resolvem consumir a proteína isolada é superior, comparativamente, com aqueles que ingerem proteína numa refeição, por exemplo, porque é mais prático.

Onde encontrar a Proteina Vegetal

A proteína vegetal pode ser encontrada em vários tipos de sementes (cânhamo, linhaça, abóbora, quinoa, chia, girassol), leguminosas (feijão, grão, soja, ervilha, lentilha) e frutos secos (pistacho, amendoim, macadâmia, caju, noz, pinhão, avelã).

valores proteicos dos alimentos com proteina vegetal

A tâmara é um fruto bastante utilizado para fazer barras comidas pelos desportistas, assim como também o cereal que nós conhecemos e que se chama aveia. O tofu e o seitan também são opções bastante saudáveis para incluir na dieta alimentar de qualquer indivíduo, pois, para além de evitar mortes de animais, ambos os produtos são constituídos por proteína 100% vegetal.

Relativamente à proteína de cânhamo, pode ser não só consumida em sementes inteiras como também é possível ingeri-la de uma forma isolada, em que para obtermos essa proteína em pó é necessário prensar as respetivas sementes.
A proteína de cânhamo é a proteína vegetal mais completa que existe no mercado atual.
A proteína vegetal é rica em fibras, e a proteína de origem animal contém gorduras, por isso é que a vegetal é mais fácil de digerir.

Deixe aqui a sua classificação deste artigo.

Olá

O meu nome é Ana Sousa, sou nutricionista e acredito que a alimentação saudável traduz-se num estilo de vida que promove o nosso bem-estar físico e psícologico e que a melhor maneira de garantir saúde e bem-estar não é a partir de dietas, mas pela adoção de bons hábitos a partir da reeducação alimentar.

Tambem vai gostar: