Uma das grandes dificuldades com as quais me deparo frequentemente em consulta, é o consumo de legumes nas refeições principais. Ora porque não apreciam determinado sabor, ora porque não apreciam determinada textura, ou até mesmo que não existe criatividade e imaginação para confecionar legumes variados e saborosos para toda a semana.
Isto acontece sobretudo em casos onde o objetivo é a perda de gordura e daí que os legumes ganham ainda um papel ainda mais preponderante uma vez que é importante o aumento do consumo de alimentos com baixa densidade energética, como é o caso dos legumes e frutas.
4 Dicas para incluir mais legumes na sua alimentação diária
1. Aposte na combinação de sabores
Utilize pelo menos 3 legumes diferentes que tenha em casa e tente incluir sempre um legume “novo” ou “que não aprecie tanto” no meio desses legumes que já habitualmente consome. O sabor do legume novo vai ser quase impercetível e aos pouco vai educando o paladar para a presença deste novo sabor. Muitas vezes a palavra é mesmo INVENTAR, EXPERIMENTAR… Quem sabe não vai ficar surpreendido.
2. Altere a textura
Não gosta de brócolo cozido? E porque não experimentar puré de brócolos? Ou até mesmo quiche de brócolos? Ou Hamburger grão-de-bico com brócolo esmagado? Muitas vezes será o suficiente para conseguir introduzir esse determinado legume na nossa rotina alimentar.
3. Use e abuse de especiarias e ervas aromáticas
Se a dificuldade se prende com o sabor dos legumes em geral, então vamos camuflar esse sabor! Por exemplo, pode fazer um tabuleiro com legumes diversos, cortados em cubos pequenos, e temperar com alecrim, erva doce, tomilho, paprika, alho em pó… mexer tudo bem e levar ao forno.
4. Aposte na organização e praticidade para o dia a dia
Sei que nem sempre existe o tempo ideal para confecções elaboradas, portanto uma das formas de garantir que os legumes não vão faltar pode ser cozinhar em maior quantidade e guardar no frigorifico (ex: tabuleiro de legumes no forno) , ou até mesmo optar pelos mix de legumes congelados.
O que lhe parece? Vai colocar estas estratégias em prática?