Alimentos que ajudam a baixar o colesterol

Como reduzir o colesterol é uma das perguntas que mais vezes se coloca numa consulta de nutrição. Conheça como baixar o colesterol.
Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol

Segundo dados do Ministério da Saúde 63,3% dos portugueses entre os 25 e os 74 anos apresentam níveis elevados de colesterol. Em Portugal, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,5% das mortes, sendo que o enfarte do miocárdio mata, em média, 12 pessoas por dia. 

Mas.. O que é o colesterol?

O colesterol é um lipídio constituído por um álcool policíclico de cadeia longa, ou seja, um tipo de gordura que é fundamental para o nosso organismo. No entanto, ter os níveis de colesterol alto no sangue pode ser preocupante.

Para entender se o colesterol alto é mau ou não para a sua saúde, é necessário interpretar corretamente o exame de sangue, pois existem 3 valores que devem ser bem avaliados:

Diferenças entre Colesterol HDL e LDL

  • Colesterol total: este valor indica a quantidade total de colesterol no sangue, ou seja, a quantidade de colesterol HDL + LDL + VLDL;pois está ligado a uma proteína que transporta o sangue para o fígado, onde é eliminado nas fezes, caso esteja em excesso;
  • Colesterol LDL: é o popular colesterol “mau”, que está ligado a uma proteína que o transporta do fígado para as células e veias, onde acaba por se acumular e ser factor de risco 
  • Colesterol HDL: é conhecido como o tipo “bom” de colesterol, cardiovascular.

75% do colesterol que temos no nosso corpo é produzido pelo mesmo, por isso temos de ter atenção aos alimentos que ingerimos para regular os níveis de colesterol no sangue.

Conheça os alimentos que deve introduzir na sua alimentação para reduzir as quantidades de colesterol.

  • Alimentos ricos em fibras –  As fibras solúveis auxiliam diretamente no controlo de colesterol porque formam um gel solúvel que, no intestino delgado, altera a absorção de colesterol do organismo, reduzindo o risco de doenças do coração. Exemplo de alimentos são: farinhas de trigo integral e aveia; arroz integral, pão de sementes, e sementes como a linhaça, girassol e papoila.alimentos-ricos-em-fibra-e-proteína-comida
  • Frutas e vegetais, de preferência crus e com casca para aumentar a quantidade de fibras, devendo ser consumida de 3 a 5 porções destes alimentos por dia. Alguns exemplos de vegetais são couve portuguesa, beterraba, espinafre, beringela, courgette ou bróculos. A algumas frutas como morangos, laranjas, peras, maçãs, manga ou uva.
  • Aumentar o consumo de leguminosas, como feijão, grão de bico, lentilhas e soja, devendo consumir 2 vezes por semana;
  • Frutos secos como nozes, amêndoas, castanha do Pará e amendoim, já que além de fornecer fibras para o organismo, também são ricas em gordura monoinsaturadas e poliinsaturadas, que favorecem o aumento do colesterol bom, o HDL. É importante que sejam consumidas pequenas quantidades diariamente, já que o seu aporte calórico é alto;beneficios dos frutos secos para o colesterol
  • Carnes brancas sempre em preferência face às carnes vermelhas, como frango e peru.
  • Comer peixe em vez de carne.

Saiba como as consultas de nutrição podem ajudar a baixar o seu colesterol e a melhorar a sua saúde.

Olá

O meu nome é Ana Sousa, sou nutricionista e acredito que a alimentação saudável traduz-se num estilo de vida que promove o nosso bem-estar físico e psícologico e que a melhor maneira de garantir saúde e bem-estar não é a partir de dietas, mas pela adoção de bons hábitos a partir da reeducação alimentar.

Tambem vai gostar: