Receita de Sopa de Legumes Simples

Receita nutritiva e fácil de fazer

A sopa de legumes é um prato clássico da culinária portuguesa, que pode ser saboreado em qualquer altura do ano. É um prato reconfortante, nutritivo e versátil, que pode ser adaptado aos gostos de cada um.

Beneficios nutricionais

A sopa de legumes é uma ótima fonte de vitaminas, minerais e fibras. Os legumes são ricos em vitaminas A, C, E, K, B6, ácido fólico e potássio. Também são uma boa fonte de fibras, que são importantes para a saúde digestiva.

Além disso, a sopa de legumes é uma ótima opção para quem está a fazer dieta, pois é um prato relativamente baixo em calorias e gorduras. Também é uma ótima forma de incluir legumes na sua alimentação.

Receita Sopa de Legumes

A receita básica de sopa de legumes é muito simples de preparar. Basta cortar os legumes em pedaços pequenos, colocar numa panela com água e deixar cozinhar até que os legumes fiquem macios.

Ingredientes

  • 2 Cenouras
  • 1 Cebola
  • 1 Alho Francês
  • 1 Couve Flor
  • 1 Litro de Agua
  • 1 Fio de Azeite
  • Sal, salsa ou pimenta a Gosto

Preparação

  1. Corte os legumes em pedaços pequenos.
  2. Numa panela, coloque os legumes e a água.
  3. Leve ao lume médio e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, ou até os legumes ficarem macios.
  4. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  5. Opcional – Passar a sopa com uma varinha mágica.

4 Dicas uma Sopa de Legumes fantástica

  • Use legumes frescos e de boa qualidade.
  • Corte os legumes em pedaços pequenos, para que cozinhem mais rápido.
  • Utilize temperos na sopa como o a pimenta ou a salsa.
  • Sirva a sopa quente.

Lembre-se

A sopa de legumes é uma ótima opção para um almoço ou jantar leve e nutritivo. É um prato que agrada a todos os gostos e que pode ser adaptado às suas preferências.

4.7/5 (3 Reviews)
Ana Sousa, nutricionistaAna SousaNutricionista · Licenciada em Nutrição, CESPU · Cédula N2187, Ordem dos NutricionistasConhecer o percurso da Ana →

Também vai gostar:

Pequeno-almoço leve com café e uma torrada de pão escuro numa mesa de madeira junto à janela

Porque tenho sempre fome: causas e o que mudar

Bancada de cozinha arrumada ao fim do dia, com taça de cerâmica e manjericão, luz natural suave

Falta de força de vontade para emagrecer: crie um plano B

Papelotes de papel vegetal abertos num tabuleiro, com peitos de frango assados cobertos por rodelas de laranja e lima

Frango no forno em papelote com laranja e lima

Mulher a arrumar as compras na bancada da cozinha, com frascos de leguminosas, ovos, brócolos e cenouras

O que comprar no supermercado para jantares fáceis

QUERO COMEÇAR A EMAGRECER