Traçar metas, ser objetivo e manter a disciplina são fundamentais para emagrecer definitivamente, sem sofrer com efeito sanfona.
É comum no início de cada novo ano você pedir os desejos ou escrever os seus objetivos/metas para os próximos 12 meses. Muitos desses objetivos passam por ter uma alimentação mais saudável, ter mais tempo para si e começar a fazer exercício físico frequentemente.
No entanto, com a correria do dia-a-dia os objetivos e desejos começam a ser postos de lado e quando repara já tem passado um mês e ainda não fez nada daquilo com que se comprometeu, ficando obviamente frustrado(a) consigo próprio(a).
Podem existir vários fatores para que não consiga atingir as suas metas, por exemplo, procrastinação, perfecionismo, desmotivação ou cansaço físico e psicológico.
Desta forma, decidi neste novo artigo falar de algumas estratégias que podem ser fundamentais para você conseguir atingir o seu objetivo de emagrecimento.
Emagrecer é MESMO importante para si?
O primeiro passo para a concretização de objetivos é escolher metas que sejam importantes para si. Até porque um dos principais ingredientes para atingirmos objetivos é a motivação. Logo se esse objetivo não for tão importante para si vai acabar por desistir ao primeiro obstáculo. Por isso, não defina objetivos só por definir, pense no que gosta e no que quer atingir seja a curto, médio ou longo prazo e registe esses mesmos objetivos para não correr o risco de se esquecer.
Para atingir objetivos é necessário manter o foco. Assim, definir os seus objetivos ajuda-o(a) a direcionar todos os seus esforços para a realização dos mesmos.
Seja "SMART" no seu emagrecimento
Os objetivos devem ser definidos de acordo com o acrónimo SMART. Em inglês, “smart” significa “inteligente” e, neste caso, também serve como sigla para Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Timely, ou seja, ter objetivos Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e em Tempo adequado.
Este acrónimo ajuda-o(a) a escrever metas possíveis de atingir e com resultados reais.
Específicos
Assim sendo, os seus objetivos devem ser específicos, isto é, não devem ser ideias vagas ou abstratas. Um exemplo de um objetivo específico é:
“Eu quero emagrecer para ser mais saudável”
Ao escrever isto você tem uma ideia clara na sua mente.
Mensuráveis
Os objetivos devem também ser mensuráveis, ou seja, você não consegue alcançar o seu objetivo sem acompanhá-lo de perto. É importante que meça a sua evolução. Por exemplo:
“Quero ter menos 4 kg no final do mês”
“Quero vestir 2 números de calça abaixo ao final de um mês”
Atingíveis
Os objetivos também devem ser atingíveis. Aqui vamos usar um exemplo diferente. Imagine que você quer perder 20kg num mês. Será que está a ser realista?
Seja honesta consigo mesma ao definir o seu objetivo e, se achar necessário, divida as suas metas ou estabeleça um tempo maior para atingir resultados. Avance aos poucos e, sempre respeitando os seus limites para evitar frustrações e prejuízos para a saúde.
Relevantes
Por fim, os objetivos devem ser ainda relevantes e temporais, isto é,
Emagrecer 25kg é importante para si?
Aprender a controlar a compulsão alimentar no dia-a-dia é importante para si?
Se não for um objetivo relevante para si, ao primeiro obstáculo vai desistir. Questione-se quantas vezes já começou a tentar emagrecer e quantas vezes desistiu?
Temporais
Estabeleça um “deadline” para seus objetivos, ou seja, uma data em que a sua meta vai ser atingida e o seu percurso vai estar concluido.
Por exemplo:
“Quero perder 10 kg em 3 meses”
Anote as datas no calendário e organize-se para cumprir a meta.
Só tem 2 braços - Defina prioridades
Para além de definir metas é importante estabelecer prioridades.
O dia tem 24 horas, por isso, pode não conseguir fazer tudo.
Dê prioridade ás tarefas mais importantes! As outras podem ficar para o dia seguinte. Isto ajuda-o(a) a ganhar tempo para realizar o objetivo a que se propôs.
Por vezes, torna-se importante criar um plano de ação. Imagine que o seu objetivo passa por fazer uma corrida de 30 minutos diariamente. É importante planear o seu dia para que lhe restem 30 minutos para esta corrida. Não caia em momento algum na tentação de adiar o seu plano e deixar para o início da próxima semana, do próximo mês… comece agora. Não procrastine.
Não há momento melhor para começar do que o agora!
As vitorias são para festejar
Ao longo do processo é fundamental que comemore as suas vitórias. Nem que sejam pequenas, são suas, e deve estar orgulhoso(a) delas.
E não se esqueça que os planos/estratégias podem ir mudando ao longo do tempo. Pode ter que adaptar os seus planos, os seus objetivos ás circunstâncias da sua vida. Mas não tem problema. O mais importante é contornar os obstáculos que vão aparecendo no seu caminho.
Por isso, não tenha medo de mudar a sua lista de objetivos, as suas estratégias, o importante é conseguir e ficar com a sensação de realização.
Resumindo
Para terminar vou deixar aqui resumidamente as ideias para que consiga atingir as suas resoluções de ano novo. Em primeiro lugar, comece por escrever as suas metas, de seguida estruture os passos/estratégias para conseguir atingi-las e se for necessário crie um plano de ação. Não se esqueça de ir acompanhando a evolução do seu objetivo. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje e não se esqueça de comemorar as suas conquistas.
Espero que estas estratégias o(a) ajudem a atingir os seus objetivos e a ter resultados positivos.