Logotipo Site Ana Sousa
Search
Close this search box.

Lasanha de Curgete | Receita Saudável

És fã de lasanha de curgete ou procuras uma receita alternativa e super saudável? Então esta receita é para ti. Experimenta.
Receita de lasanha de curgete

Sabias que podes fazer lasanha substituindo a tradicional massa por fatias de curgete?

É verdade! É por isso que hoje trago-te uma receita que é sem dúvida uma refeição de conforto, mas que ao mesmo tempo acaba por ser tambem bem leve e prática para o dia-a-dia.

Em consulta muitas vezes me questionam sobre diferentes formas de introduzir e variar o consumo de legumes na alimentação. Para além disso, outro grande desafio prende-se com a procura de receitas práticas, leves, e que facilmente possam ser consumidas por todos lá em casa e até mesmo para levar na marmita para o trabalho.

Pois bem, esta receita que vos apresento hoje vem solucionar todas estas dificuldades sentidas por muitas pessoas que procuram melhorar os seus hábitos alimentares! Tambem podes conhecer a lasanha de legumes.

3 Razões pelas quais tens mesmo que experimentar esta receita:

  1. É perfeita para confecionar num tabuleiro maior e assim já tens garantidas várias refeições.
  2. É versátil, pois podes sempre substituir a curgete por outro legume que tenhas no frigorifico, tal como a beringela
  3. É super simples de fazer, e uma ótima alternativa para quem não sabe como cozinhar a curgete.

Receita de Lasanha de Curgete

Ingredientes

    • 2 curgetes médios
    • 600 g de carne de vaca picada
    • 1 cenoura média laminada
    • 150 g de cogumelos laminados
    • 5 tomates médios bem maduros pelados e sem grainhas
    • 1 cebola media picada
    • 2 dentes de alho picados
    • 6 colheres de azeite
    • 2 colheres de sopa cheias de salsa fresca picada
    • Sal marinho e pimenta preta q.b
    • Queijo ralado para gratinar

Preparação da Lasanha

Preparação de curgete no forno
  1. Refogar ligeiramente a cebola e os alhos com o azeite e adicione os tomates, a salsa e os temperos. Deixar cozinhar, com o lume no mínimo, cerca de 15/20 minutos.
  2. Triturar tudo com a varinha mágica. Adicionar a carne previamente temperada com sal, pimenta, sumo de limão e alho em pó. Juntar também os cogumelos e a cenoura. Deixar cozinhar cerca de 10 minutos, com o lume no médio.
  3. Laminar a curgete em fatias. Grelhar ligeiramente as fatias de curgete. Forrar a forma com as “folhas” de curete grelhadas, colocar em seguida a carne e ir alternando até terminar com curgete. Cobrir com queijo e orégãos.
  4. Levar a forno pré- aquecido a 180 graus, durante cerca de 25 minutos (ou até estar dourado).

Dicas nutricionais que deves ter em conta:

  • É fundamental o processo de grelhar a curgete, pois vai ajudar a secá-las e remover um pouco da água. Caso contrário, eles liberarão a água na lasanha enquanto ela está no forno. Caso não tenha como grelhar, pode sempre optar por colocar no forno 10 minutos.
  • Como a lasanha já é um prato bem composto, dependendo do teu objetivo, pode fazer sentido reduzir a porção que vais servir, e completar o prato com uma boa dose de salada de rúcula e alface, por exemplo.
  • Se fizeres uma quantidade maior, podes conservar no frigorífico até 3 ou 4 dias, ou no congelador até um mês. Não te esqueças que tem de estar conservado num recipiente hermético.

Gostaste desta alternativa e vais experimentar fazer esta receita? Conta-me nos comentários. 

4.3/5 (9 Reviews)

Tambem vai gostar:

Siga-nos

Olá

O meu nome é Ana Sousa, sou nutricionista e acredito que a alimentação saudável traduz-se num estilo de vida que promove o nosso bem-estar físico e psícologico e que a melhor maneira de garantir saúde e bem-estar não é a partir de dietas, mas pela adoção de bons hábitos a partir da reeducação alimentar.

Não podes perder!

Preenche os dados para receberes este ebook gratuito!