O que ninguém diz sobre o efeito do sono no emagrecimento.

Women yawn

Sono Vs Emagrecer

DORMIR MAL CONTRIBUI PARA O AUMENTO DE PESO?

A redução do tempo de sono tornou-se um hábito comum na atualidade, originado pelas exigências e oportunidades da sociedade moderna.

Dormir menos horas ou não ter um sono de qualidade vai interferir com o processo de emagrecimento, devido ao impacto que tem no seu apetite.

Diversos estudos indicam que os indivíduos que dormem menos têm maior probabilidade de ter peso a mais, e que a redução do sono aumenta a razão grelina/leptina, levando a um aumento do apetite e da fome. 

A alteração dos níveis de leptina e grelina é responsável por alterar o padrão da ingestão alimentar e conduzir a desajustes alimentares e nutricionais.

Poucas horas de sono leva à diminuição dos níveis de leptina (hormana que regula saciedade) e ao aumento da grelina (hormona que regula o apetite).
A grelina, conhecida como a “hormona da fome”,  é produzida maioritáriamente no estomago, contudo também pode ser produzida pelo pancreas, hipotálama, núcleo arqueado ou mesmo pelo intestino.

Quando o estômago fica vazio, intensifica a secreção da grelina, esta hormon vai atuar no cérebro, transmitindo a sensação de fome. Quanto mais elevada for a produção de grelina, maior vai ser a sua concentração no sangue e maior será a sensação de fome. 

O equilibrio leptina/grelina pode ter um impacto positivo ou negativo na sua dieta dependendo das suas horas de sono. Por outras palavras, ficar saciado de sono durante a noite pode ajudar o seu organismo a ficar saciado de alimentos durante o dia.

Em resposta à pergunta inicial, SIM, dormir mal contribui para o aumento de peso, ou dificulta-lhe a vida caso esteja a emagrecer (10 dicas para se motivar numa dieta).

Como anda o seu sono?

Gostou deste artigo?

Subscreva a newsletter e receba e este e outros artigos diretamente no seu e-mail.


1 thought on “O que ninguém diz sobre o efeito do sono no emagrecimento.”

  1. Pingback: 10 Dicas para não Pestiscar à Noite - Ana Sousa Nutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

Receba receitas e dicas de alimentação saudáve no seu email