Os Beneficios da Dieta Mediterrânica
Aqui ficará a conhecer como funciona a dieta mediterrânica e todos os seus beneficios para a saude e bem estar.
O que é a dieta mediterrânica?
A dieta mediterrânica (ou dieta mediterrânea) é um dos tipos de alimentação mais saudáveis e equilibrados do mundo. Trata-se de um padrão de alimentação que promove um estilo de vida o mais saudável possível, tendo já sido declarado património imaterial da humanidade.
Como o próprio nome indica, trata-se de uma dieta antiga e presente nos países à volta do mar Mediterrâneo, como a Grécia e a Itália. Infelizmente, este género de alimentação tem vindo a ser um pouco perdido devido ao fenómeno crescente do consumo de produtos industrializados, mas ainda se mantém nas pequenas aldeias e vilas e tem recuperado a primazia nas cidades, devido à sua promoção por parte dos nutricionistas e dos médicos.
A dieta mediterrânica proporciona vários benefícios para a saúde: manutenção de um peso ideal, uma maior longevidade, um menor risco de doenças cardiovasculares, cancro, diabetes, hipertensão, entre outras.
Com a dieta mediterrânica
Na cozinha, as receitas tradicionais são bastante respeitadas na dieta mediterrânica. O objetivo é preservar ao máximo as propriedades nutricionais dos alimentos. Os cozidos, as caldeiradas, os ensopados e as sopas são os métodos de confeção alimentar prevalecentes. Os molhos são abundantes neste padrão alimentar, sempre constituídos por alimentos naturais e não industrializados.
Muitas das receitas da dieta mediterrânica têm séculos de idade. São transmitidas ao longo de várias gerações, com poucas mudanças nos ingredientes e no método de confeção.
Os 10 mandamentos da dieta mediterrânica
Consumo elevado de vegetais, pão, cereais pouco refinados, leguminosas e frutos secos.
Alimentos e ingredientes locais, frescos e da época têm a primazia sobre todos os restantes.
Consumo elevado de peixe e de ovos, moderado de carnes brancas e muito baixo de carnes vermelhas.
Consumo moderado de lacticínios com baixo teor de gordura.
As ervas aromáticas têm preferência em detrimento do sal, que deve ser consumido o mínimo possível.
O azeite é a gordura de eleição.
A água é a principal bebida, no mínimo 1,5 a 2 litros por dia.
As refeições são momentos de socialização, sendo demoradas.
Cozinhados simples que preservam o valor nutricional dos alimentos.
Um estilo de vida ativo e a prática regular de exercício físico, no mínimo de caminhadas diárias.
Como começar a dieta Mediterrânica?
Mais do que uma simples dieta, este tipo de alimentação caracteriza-se por um estilo de vida onde os alimentos locais e sazonais são privilegiados em relação aos restantes. Os produtos frescos e os vegetais estão na base da pirâmide da dieta mediterrânica, sendo consumidos obrigatoriamente todos os dias.
O peixe tem prevalência sobre a carne neste tipo de dieta característica dos países na bacia do mar Mediterrâneo. A maior parte das refeições são de peixe grelhado, assado ou cozido e as carnes vermelhas só são consumidas uma vez por semana, sendo as carnes brancas (frango, perú, coelho, pato), sem gorduras visíveis, as carnes de eleição. Os ovos estão em destaque na dieta mediterrânica, fazendo parte dos alimentos consumidos todos os dias.
Neste tipo de dieta dá-se preferência à água às refeições, sendo possível complementar esta bebida com um copo pequeno de vinho maduro tinto. Chás, infusões e limonadas são bebidas ingeridas ao longo do dia, tal como a água, sempre que possível sem a adição de açúcar ou adoçante.
Na dieta mediterrânica, o óleo de cozinha está ausente. A gordura a utilizar para os cozinhados e temperos é o azeite, um produto abundante nos países ao largo da bacia do Mediterrâneo. O azeite é a gordura de eleição, sendo utilizado inclusive no pão e para as sopas, consumido de preferência sem qualquer aditivo, na sua forma mais crua.
Comece desde já a trabalhar os seus hábitos alimentares e a melhorar a sua saude.
A consulta de nutrição é uma consulta de saúde. É direcionada e adaptada às diversas fases da vida e necessidades. Desta forma as consultas de nutrição podem ter diferentes objetivos como: perder peso e emagrecer, melhoria das condições de saúde e reeducação alimentar.
A ideologia da Dieta Medirranica
"Mais que um tipo de alimentação, um estilo de vida"
A arte de viver bem
Dado que os produtos e ingredientes utilizados na dieta mediterrânica são basicamente locais e sazonais, este padrão alimentar é o que mais respeita a natureza. A biodiversidade não é explorada em excesso, tendo, consequentemente, pouco impacto ambiental. Para além disso, esta dieta aproveita ao máximo os recursos naturais sem os sobrecarregar, contribui para a segurança alimentar e promove a sustentabilidade.
Quem segue a dieta mediterrânica, basicamente come o que a terra dá e quando a mesma dá. Os ciclos da natureza são respeitados, e o consumo excessivo de carne está fora de equação, sendo os vegetais o alimento preferido. Podemos dizer que esta dieta é a mais natural que existe, já com milhares de anos de existência, tendo sido aprimorada ao longo de muitas gerações para se adequar perfeitamente a cada uma e ao seu tempo em particular.
A dieta mediterrânica respeita a natureza
Dado que os produtos e ingredientes utilizados na dieta mediterrânica são basicamente locais e sazonais, este padrão alimentar é o que mais respeita a natureza. A biodiversidade não é explorada em excesso, tendo, consequentemente, pouco impacto ambiental. Para além disso, esta dieta aproveita ao máximo os recursos naturais sem os sobrecarregar, contribui para a segurança alimentar e promove a sustentabilidade.
Quem segue a dieta mediterrânica, basicamente come o que a terra dá e quando a mesma dá. Os ciclos da natureza são respeitados, e o consumo excessivo de carne está fora de equação, sendo os vegetais o produto preferido. Podemos dizer que esta dieta é a mais natural que existe, já com milhares de anos de existência, tendo sido aprimorada ao longo de muitas gerações para se adequar perfeitamente a cada uma e ao seu tempo em particular.