Trigo Sarraceno: o que é?
Ao contrário do que muitas vezes de julga, o trigo sarraceno não é um cereal como o trigo, mas sim uma semente. Também por ser muitas vezes chamado de trigo mourisco, e este alimento está presente sobretudo na cultura do sul do Brasil, tendo sido cada vez mais usado em Portugal ao longo dos últimos anos.
Uma das principais diferenças entre o trigo e o trigo sarraceno é que este último é isento de glúten, sendo um ótimo substituto do trigo comum para pessoas intolerantes ao glúten.
Como incluir na alimentação?
O trigo sarraceno possui um ótimo aporte em hidratos de carbono, é rico em fibra, proteína e possui diversos minerais, tais como o magnésio e o potássio. Para além disso, pode ser consumida às refeições principais, substituindo alimentos como o arroz, massa ou batata.
Outra forma de consumir é nas refeições intermédias, ou seja, lanches e pequeno almoço, sob a forma de farinha ou farelo. É possível fazer diversas receitas nutritivas e saciantes com este alimento, tal como papas, cremes, panquecas ou até mesmo bolos e pão.
Assim sendo, hoje decidi trazer uma receita com trigo sarraceno para que possas experimentar aí em casa.
Vamos a isso?
Bowl de trigo sarraceno com nozes
Esta é uma opção que costumo recomendar muitas vezes em consulta, em diversos contextos, Quer seja para o pequeno almoço ou lanche, esta bowl é sem dúvida uma novidade em termos de sabor e nutrição. Para além disso, esta é uma opção super saciante, rica em proteína e fibra, e ótima para auxiliar no funcionamento do transito intestinal.
Ingredientes:
Preparação:
- Coloque o trigo sarraceno, as nozes e as sementes de molho durante no mínimo 2 horas (de preferência durante a noite).
- Escorra e lave bem as sementes até retirar a camada gelatinosa que foi criada ao demolhar.
- Coloque as sementes num processador, adicione a maçã, a canela e o leite vegetal e triture até obter um creme com textura suave.
- Coloque a maça às fatias como topping.
Dica do nutricionista:
Para otimizar o processo de preparação de receitas futuras, pode demolhar e triturar porções superiores de trigo sacarraceno e congelar em doses individuais, depois é só colocar a descongelar no dia anterior ou algumas horas antes e colocar no processador, com os restantes alimentos.