Já está. Já se decidiu e quer perder peso e, para além disso, que melhorar a sua saude e a sua alimentação.
A informação flui rapidamente e as pessoas estão mais cultas, sabendo que as dietas milagres não só não funcionam como tambem podem ser perigosas para a saúde.
Também sabem que o emagrecimento deve ser assente numa mudança de hábitos alimentares que sejam duradouros e assim, evitar o terrivel efeito yo-yo.
Não sabe muito bem por onde começar e procura ajuda de um profissional?
Provávelmente já recorreu no passado a centros ou pessoas que prometiam ajudar na perda de peso e o resultado foi desastroso. mais dietas milagrosas, suplementos carissimos e efeito yo-yo aterrador.
Como pode eleger um bom nutricionista em que a base do trabalho seja a ciência e o rigor?
Hoje vou-lhe deixar uma série de dicas para que a sua procura por uma nutricionista seja mais fácil, escolhendo de acordo com as suas necessidades e objétivos.
6 Dicas para procurar um Nutricionista
1 - Procura Nutricionistas inscritos na Ordem dos Nutricionistas
Hoje em dia encontram-se varios cursos rápidos de nutrição disponiveis, de 1 mês, 6 meses, etc. Contudo estes cursos não são acreditados. Os unicos cursos acreditados são de Licenciatura, tem a duração de 4 anos e, após isso, a Nutricionista tem de ser acreditada pela ordem dos nutricionistas para exercer.
Conserteza vai querer acompanhamento nutricional com alguem que se preparou realmente para a ajudar.
Pode validar aqui se a Nutricionista está inscrita na Ordem.
2 - Conheça o seu objetivo e procure a nutricionista mais adequada
Conhecer bem o seu objetivo ou necessidades pode ajudá-la a tomar uma melhor decisão em relação à nutricionista. Hoje em dia pode encontrar as mais diversas áreas de foco da nutrição e nutricionistas focados em cada uma delas, como:
- Emagrecimento
- Aumento de Peso
- Gravidez
- Infantil
- Oncologia
- Problemas Intestinais e Intolerâncias
- Disturbios Alimentares
- entre outros
Saber bem aquilo que quer é muito importante para escolher o nutricionista certa.
3 - Diga NÃO às dietas rápidas e milagrosas
Se lhe assegurarem que perderá peso rápidamente e recomendam dietas milagrosas, desconfie. Um bom nutricionista precisa de tempo para conhecer o seu caso, os seus hábitos alimentares, a sua saúde, e vai ajudá-la a realizar uma mudança de hábitos alimentares realista e progressiva, baseando-se em comida real e na evidência cientifica.
Terá em conta se está a tomar medicação e qual a sua situação médica, se tem algum tipo de alergia, doenças hereditárias e o seu historial médico.
A sua situação pessoal tambem será tida em conta, com quem vive e quais são o seus hábitos, os seus gostos, a sua habilidade e gosto por cozinhar, etc, etc. Tudo o que posso ajudar para criar um plano alimentar o mais personalizado possivel e centrado nas suas necessidades especificas.
4 - O acompanhamento é fundamental
Dar-lhe um plano alimentar standard sacado da internet e depois não voltar a falar não faz parte de um acompanhamento nutricional personalizado.
O profissional deve conhecê-la e conhecer os seus hábitos, a sua situação pessoal, os seus gostos, as suas metas e as suas possibilidades. Depois disto deve proporcionar-lhe um plano alimentar adaptado a si e à sua situação no momento.
Para além disto, a nutricionista deve fazer uma seguimento continuado do progresso. Não só valorizando a perda de peso (no caso do emagrecimento), como tambem valorizando se se está a adaptar à dieta, se é necessário fazer alguma mudança devido a problemas ou avanços na dieta, ou se houveram mudanças na vida pessoal.
5 - Sem suplementos ou produtos dietéticos
Em principio um bom profissional não deve nem necessita de vender-lhe suplementos ou produtos dietéticos, e muito menos como alternativa à comida.
Um bom nutricionista tentará que consiga as atingir as suas metas recorrendo a comida e alimentação.
Apenas em casos muito específicos e ou carencias nutricionais é que a suplementação pode fazer sentido, mas como complemento à alimentação e nunca como alternativa.
6 - A saúde está em primeiro lugar
A nossa saúde é e deve ser o principal motivo que nos leva a mudar de hábitos alimentares e é importante o nutricionista ir relembrando o utente disso. É importante para o nutricionista que tenha bons hábitos alimentares e que cuide da sua saúde e, não tanto, quanto pesa. Um peso saudável é o efeito colateral de ter bons hábitos alimentares e boa saúde.
Não se foque tanto no peso e foque-se mais na mudança dos seus hábitos alimentares e aprender ao máximo com o/a sua nutricionista. Vai ser importante para o futuro
Formulário de Contacto
Preencha o formulário e fale-nos do seu objetivo. Responderemos às suas questões.